Make your own free website on Tripod.com




No Centro de Portugal


Vista Panorâmica da Vila da Lousan




A vila da Lousã,já existia como comprovam diversos documentos do séc.X,mas foi só a partir do séc.XVIII que ganhou verdadeira importância,como comprova o elevado número de casas nobres da época barroca que ainda se conservam. 




O único edifício religioso de verdadeiro interesse é a Misericórdia,cujo portal é uma bela e bem traçada obra da fase clássica do renascentismo,fortemente influenciada pela escola coimbrã.Ostenta a data de 1585. 

Ao contrário do que é vulgar,as construções notáveis são, na Lousã,de caráter civil,CASAS NOBRES,dentre as quais se destaca a da Viscondessa do Espinhal,mesmo em frente à Misericórdia,um dos melhores exemplares do género em toda a região.Dentro da vila outros merecem atenção,bem como os das povoações de Fiscal ,posto que bastante arruinados,e também de Foz de Arouce aldeia onde também existe uma notável ponte medieval.




Já fora do centro da vila fica o Castelo,encaixado em abruptas montanhas,num meandro da ribeira de Arouce.Apesar de ter pequenas dimensões é uma obra de rara beleza,sobretudo pela sua cenográfica posição.Sabe-se que já existia no séc . XI , mas a construção que hoje se vê é já do séc. XIV.





No morro fronteiro fica o Santuário da Senhora da Piedade,composto por três capelinhas ligadas por pitoresca escadaria,local onde se celebra anualmente uma concorrida romaria,pelo menos desde 1624 ano da construção da capela principal.Se bem que não possuam qualquer valor arquitectónico,guardam no interior algumas esculturas medievais de oficinas de Coimbra.